Hemogasometria Veterinária

Hemogasometria Veterinária em Campinas

A viabilidade da vida animal requer uma série de reações químicas fisiológicas e reações a fatores patológicos. Reações essas que vão alterar diretamente reações enzimáticas a nível celular.

As reações enzimáticas têm a função de manter o funcionamento do organismo, mas são altamente sensíveis a variações de pH (assim como de temperatura).

O sangue é usado como parâmetro para a avaliação do estado ácido-base dos animais, portanto, avaliamos o pH sanguíneo e extrapolamos este dado para os tecidos. Assim, se o pH do sangue é fisiológico, cada tecido também deverá estar em seu pH ideal, se o pH sanguíneo está alterado, cada tecido estará também com alterações em seu pH fisiológico.

O pH do sangue está próximo da neutralidade com leve tendência à alcalinidade (aproximadamente 7,4). As reações metabólicas ou ventilatorias, porém, tendem a desviar continuamente este pH para ácido ou básico.

Daí a extrema importância de se realizar o exame de Hemogasometria Veterinária, para avaliar o pH sanguíneo, valores de eletrólitos, valores de Oxigenação e Ventilação e a partir desses valores estabelecer protocolos terapêuticos específicos para cada paciente, fornecendo assim maiores condições e informações para recuperação e diagnóstico do paciente.