A vacinação faz parte de um critério básico para que seu cãozinho possa frequentar locais públicos, pet shops, centro de estética animal (banho e tosa), bem como passear na rua e conviver com outros Pets em segurança.
O esquema vacinal também é de extrema importância pois proporciona bem estar e qualidade de vida aos cães. Antes do seu cãozinho ser vacinado, é importante que ele passe por uma avaliação do Médico Veterinário, para verificar o seu estado clínico. O filhote poderá ser vacinado somente se estiver saudável e vermifugado.
Quando o esquema vacinal deve ter início?
Primeira dose: Filhotes saudáveis e vermifugados podem receber entre os 45 e 60 dias de vida, a primeira dose da vacina polivalente, mais conhecida como V10.
Tal vacina possui 10 antígenos que protegem seu peludinho das principais doenças que acometem os cães. Entre elas estão:
✔️Cinomose
✔️Parvovirose
✔️Coronavirose
✔️Adenovirose
✔️Parainfluenza
✔️Hepatite Infecciosa Canina
✔️e 4 tipos de Leptospirose (totalizando 10 diferentes tipos de antígenos, por isso se chama V10)
Segunda dose: Após 21 dias da primeira dose, aplica-se a segunda dose da vacina polivalente (V10).
Terceira dose: Após 21 dias da segunda dose, aplica-se a terceira dose da polivalente (V10).
Quarta e última dose: Poderá ser determinado pelo Médico Veterinário, uma quarta e última dose da vacina polivalente (V10), que deverá ser aplicada após 21 dias da terceira dose.
Com 5 meses de idade, o filhote poderá tomar a vacina Antirrábica, sendo somente 1 dose única da aplicação dessa vacina. Tal vacina é obrigatória e irá proteger o seu cãozinho de uma doença fatal: a Raiva. Tal doença acomete cães, gatos (e até mesmo pessoas).
Após 21 dias da aplicação da última dose da vacina Polivalente e Antirrábica é que o seu cãozinho estará apto para frequentar lugares públicos, passear na rua, e ter contato com outros animais em segurança.
Existem outras vacinas que podem ser aplicadas durante esse esquema vacinal. Entre elas estão:
✔️Vacina contra a Tosse dos Canis, que protege contra a Bordetella bronchiseptica (“gripe”);
✔️Vacina contra Giardíase Canina (giárdia);
✔️Vacina contra Leishmaniose.
Consulte um Médico Veterinário Estimma para verificar qual destas vacinas complementares são indicadas.
Reforço anual: Este deve ser realizado após 1 ano da última dose.
Por exemplo: Se o seu cãozinho recebeu a vacina polivalente (V10), antirrábica e Giárdia, após 1 ano ele deverá receber uma dose única de cada uma destas vacinas novamente, e assim subsequentemente nos próximos anos.
Reações da vacina
Algumas reações são comuns após a aplicação das vacinas. Entre elas estão:
✔️Edema (inchaço) na região onde foi aplicada a vacina;
✔️Prostração (seu cãozinho poderá ficar desanimado);
✔️Febre.
Esses efeitos devem passar em um período de 24 horas, mas se persistirem os sintomas procure um Médico Veterinário Estimma.