PERGUNTAS FREQUENTES

Perguntas Frequentes

A temperatura dos cães e dos gatos são diferentes da nossa. Pode variar entre 38,5 a 39,5 graus. Além disso, seu Pet também pode apresentar alguns sinais que indicam febre, como:

✔️ Indisposição para brincar, comer, passear ou fazer qualquer outra coisa que ele adora. 

As estatísticas apontam que mais de 70% dos cães e gatos com mais de 3 anos de idade possuem algum tipo de problema bucal. É importante submetê-los a testes periódicos com o Médico Veterinário pois grande parte dos casos são relacionados a problemas nas gengivas que, nem sempre, ficam óbvios para um leigo.

Alguns indicadores também podem te ajudar a decidir por uma consulta:

✔️Mais de 3 anos de idade;
✔️Tártaro aparente;
✔️Dentes tortos
✔️Excesso de saliva (salvo algumas raças que tem essa característica)
✔️ Dificuldade de mastigar, gerando assim, falta de apetite.

Fique sempre atento aos sinais que o seu Pet dá, e diante de qualquer alteração no comportamento e na saúde do seu Pet, procure um Médico Veterinário Estimma.

Dentre os indicativos de gravidez estão:

✔️Alteração no formato de mamilo,
✔️Aumento do abdômen,
✔️Aumento, falta, ou redução considerável de apetite,
✔️Mudança de comportamento,
✔️Cansaço extremo,
✔️Mal estar físico, entre outros.

Fique atento aos sinais que a sua cachorrinha dá, e ao identificar tais sinais, traga ela para o Hospital Estimma para que ela possa ser avaliada por um Médico Veterinário e receber assim todo o acompanhamento necessário durante a gestação.

Dentre os indicativos de gravidez estão:

✔️Alteração no formato de mamilo,
✔️Enjoos frequentes,
✔️Aumento do abdômen,
✔️Aumento de apetite,
✔️Mudança de comportamento,
✔️Cansaço extremo, entre outros.

O principal sinal de que sua gatinha pode estar grávida é através do comportamento dela. Algumas gatas também costumam se esfregar no chão e “rebolar”, deixando a genitália mais exposta. Em alguns casos, elas também podem apresentar sangramento.

Fique atento aos sinais que a sua gatinha dá, e ao identificar tais sinais, traga ela para o Hospital Estimma para que ela possa ser avaliada por um Médico Veterinário e receber assim todo o acompanhamento necessário durante a gestação.

É indicado que o seu Peludo passe por uma Consulta de rotina a cada 6 meses, ou pelo menos 1x ao ano, e realize os exames sugeridos pelo Médico Veterinário.

Esse Checkup é de extrema importância para acompanhar se esta tudo bem com a saúde do seu Pet.

No Hospital Estimma você encontra profissionais capacitados e todo o suporte que seu Pet precisa para a realização do check-up, entre eles: exames laboratoriais e exames de imagem.

A vermifugação faz parte do cuidado básico com os Pets, e é indicada como uma forma de prevenção. Verminoses podem causar diversos danos à saúde dos Pets e dos humanos também.

No caso dos Pets, eles podem ser acometidos por verminoses desde filhotes, pois tais vermes podem ser transmitidos pela própria mãe durante a amamentação ou durante o parto.

Uma outra forma de contaminação também pode ocorrer através da ingestão de alimentos e água contaminados, ou do contato direto com as fezes de animais contaminados.

O protocolo de vermifugação em filhotes deve ser iniciado no período entre 15 e 30 dias de vida, seguindo sempre as orientações do Médico Veterinário, e a recomendação dos intervalos que constam na bula do fabricante do vermífugo adquirido. Tal protocolo deve ser repetido a cada 4 ou 6 meses, variando do tipo de exposição que o animal tem. Manter o Pet vermifugado é um gesto de amor e carinho com ele e também com a sua família!

Este não á um hábito prejudicial para a saúde do seu cãozinho, desde que o tipo da grama não seja venenosa!!

Alguns estudos concluem que os cachorros fazem isso quando sentem algum tipo de desconforto gástrico. Assim, os cães tem o hábito de ingerir grama de tempos em tempos como uma forma de acelerar a digestão, ou até mesmo eliminar o que lhes faz mal através do vômito.

Há também os cães que comem grama simplesmente porque gostam.

De qualquer forma, fique sempre atento ao tipo de grama que seu Pet vai ingerir, e diante de qualquer alteração no comportamento e na saúde do seu Pet, procure um Médico Veterinário Estimma.

O Pet pode sobreviver a um acidente com serpentes, desde que seja medicado a tempo. Independente do tipo da cobra, ao ser picado, o atendimento deve ser emergencial.

Nesse caso, é indicado o Soro antiofídico (em casos que manifestam sintomas), no qual atua como um eficaz antídoto contra o veneno. Existem vários tipos de soros antiofídicos, um para cada tipo de cobra, mas se a cobra causadora do acidente não puder ser identificada deve-se usar o soro polivalente.

O monitoramento e assistência veterinária são de fundamental importância para o bem estar do animal, e é uma questão de sobrevivência para o Pet nesse caso. O Hospital Veterinário Estimma possui o soro e todo o suporte necessário que o seu Pet precisa.

De focinho achatado e olhos arregalados, os cães braquicefálicos chamam a atenção por onde passam. Entre eles estão os populares: Shih-tzu, Lhasa Apso, Pug e Buldogue Francês. Devido ao formato do crânio, o sistema respiratório dos cães braquicefálicos apresentam alterações anatômicas, assim como os olhos e a boca.

Síndrome braquicefálica

A principal doença que afeta esses cães é conhecida como síndrome braquicefálica. As características clínicas encontradas em raças de focinho achatado como diminuição dos orifícios das narinas, prolongamento do palato mole e diminuição do lúmen da traqueia, podem impedir o fluxo de ar pelas vias aéreas superiores, levando seu amigo à respiração ruidosa, dificuldade para respirar, tosse, espirros, engasgos, alterações vocais, mucosas pálidas ou arroxeadas, intolerância ao exercício, desmaios, e em casos mais graves, à agonia respiratória e óbito. Por isso, é fundamental que haja cuidados especiais para com eles:

  • Redobre a atenção e garanta que seu pet esteja sempre protegido de temperaturas extremas. Devido ao focinho mais curto, esses cães têm dificuldade de resfriar o corpo, o que naturalmente ocorre pela respiração. Com isso, ficam mais sujeitos a sofrer com o aumento da temperatura corporal (hipertermia).
  • Nunca o deixe em locais quentes e fechados, como dentro do carro, e evite passeios e exercícios exagerados em dias muito quentes.
  • Procure um médico-veterinário caso os roncos estejam muito altos ou se ele apresentar muita dificuldade para respirar. Os braquicefálicos costumam ter um sono mais barulhento, porém em excesso você deve sim se preocupar!
  • Em viagens de avião, saiba que muitas companhias não permitirão o transporte do seu cão, justamente pelo grande risco de óbito. Outras companhias até permitem, porém com ressalvas e/ou tarifas. Assim, prefira sempre deixar seu pet com alguém de sua confiança ou informe-se antes detalhadamente com a companhia a qual viajará.
  • Controle o peso do seu companheiro, pois a obesidade é um fator que pode piorar e muito o quadro respiratório. Hoje existem no mercado excelentes rações para auxiliar no controle de peso do animal.
  • Lembre-se que esses cães também são muito predispostos a problemas oculares. Como os olhos são proeminentes e as pálpebras muitas vezes não envolvem os olhos completamente, eles podem apresentar baixa produção de lágrimas e olhos secos, resultando em inflamações. A avaliação de um oftalmologista pode ser necessária.
  • Forneça rações específicas para a raça, pois os grãos se apresentam em formato apropriado ao sistema mastigatório deles. Devido ao maxilar curto, eles podem ter dificuldade em apreender alguns tipos de alimento.
  • E O MAIS IMPORTANTE: peça sempre orientação ao médico veterinário de sua confiança. Somente ele é o profissional capacitado para avaliar as alterações do seu animal de focinho achatado e direcioná-lo para o melhor tratamento. Lembrando que na síndrome dos braquicefálicos, em determinados casos, o tratamento conservativo pode ser o mais indicado; porém em outros mais graves, a cirurgia pode ser a solução para o seu animal respirar melhor!


Texto Redigido por: Dra. Mariana Andres Crepaldi- CRMV- 19923

Também conhecida como gripe canina (ou Tosse dos Canis), é uma doença transmitida por vírus ou bactéria.

✔️ É contagiosa? Sim! É extremamente contagiosa e ela se propaga pelo ar, ou por meio de contato direto com outros animais infectados.
✔️O que afeta? Afeta diretamente o sistema respiratório dos cães.
✔️Quais os sintomas? “Engasgos frequentes”, Tosse seca, em casos extremos vômitos, acompanhados de febre.
✔️Tem tratamento: Sim. Após analise clínica e exames específicos (como por exemplo Raio X), o Veterinário estabelece o protocolo de tratamento, que geralmente inclui medicações e inalações; e o cão precisa ficar de repouso por alguns dias, e de preferência, sem ter contato com outros cães.
✔️Como prevenir? A Vacinação contra a Traqueobronquite é uma excelente forma de auxiliar na prevenção contra a doença.
⭕️E não se esqueça: Fique atento aos sinais que o seu Pet dá, e qualquer estranheza no comportamento, ou na saúde dele, procure o médico veterinário.

Dados indicam que animais que são castrados antes do primeiro cio possuem apenas 0,5% de risco de desenvolver neoplasias, aumentando essa porcentagem para 8% e 26% após o primeiro e segundo cio.

Assim sendo,  a castração antes do primeiro cio reduz ainda mais as chances do seu Pet desenvolver as chances de ter tais doenças no futuro.

Por isso, a castração é indicada antes do primeiro cio, sem ter grandes consequências ou ser prejudicial para a saúde do seu Pet.

A castração traz inúmeros benefícios para a saúde, bem estar e qualidade de vida do seu Peludo.

Entre eles estão:
✔️Evitar a superpopulação de cães e gatos;
✔️Abandonos;
✔️Doenças uterinas;
✔️Neoplasias (câncer);
✔️Doenças prostáticas;
✔️Agressividade;
 ✔️Fugas;
✔️Comportamento desconcertante (montar em objetos e pessoas);
✔️Marcação de território. ⠀⠀⠀

Traga o seu Pet para o Hospital Estimma e converse com um de nossos Médicos Veterinários para eliminar as suas dúvidas sobre o procedimento e agendar a castração do seu peludo.

✔️Verifique se a praia que você pretende ir permite a entrada e permanência de Pets; ⠀

✔️É de extrema importância que o seu Pet esteja com a Vacinação em dia para que ele não contraia doenças infectocontagiosas;

✔️Providencie a vermifugação do seu Peludinho, para que fique protegido contra verminoses (doenças causadas por diferentes vermes parasitas que se instalam no organismo do hospedeiro);

✔️Mantenha o seu Pet protegido do “verme do coração” (doença comum em regiões litorâneas, no qual é transmitida através de mosquitos onde o parasita se instala no coração dos Pets). Como prevenção, utilize produtos repelentes como coleiras e pipetas específicas;

✔️ Mantenha o seu Pet protegido também contra Pulgas e Carrapatos;

✔️Na praia, ofereça sempre água fresca para que o Pet não fique desidratado;

✔️Evite horários muito quentes para que o Peludo não sofra com o calor escaldante e tenha queimaduras nos coxins (almofadinhas das patas) e outras regiões do corpinho;

✔️Mantenha a pele do seu Pet sempre limpa, tirando o excesso de sal do mar, para que ele não sofra com alergias ou lesões de pele e ouvido;

✔️Se a viagem de carro for longa, não medique o seu cão contra náuseas e mal-estar por conta própria! Procure um Médico Veterinário Estimma.

Sintomas e características de Obesidade:

✔️Locomoção vagarosa;
✔️Respiração curta/ofegante;
✔️Ausência cintura visível;
✔️Sonolência excessiva;
✔️Dificuldade em apalpar as costelas.

Obesidade é um assunto sério, por isso cuide da saúde do seu Peludo. Se for necessário mudar os hábitos alimentares, contate um Médico Veterinário Estimma para que ele possa instruir sobre o tipo de nutrição mais adequada ao seu Pet.

O período do cio marca a maturidade das cachorrinhas não castradas. É quando ela está pronta para conceber uma gravidez, e pode apresentar isso de diferentes formas, mas principalmente exalando um odor específico que atrai machos não castrados.

O primeiro cio acontece entre 6 a 9 meses e tem a duração de 3 a 4 semanas (de acordo com a raça). Você notará que sua peludinha terá alterações no comportamento (podendo ficar mais carinhosa, carente, ou estressada e possessiva), e podendo até mesmo desenvolver uma gravidez psicológica. Sangramentos durante o cio também são bastante comuns, mas é preciso ficar atento a quantidade e frequência que ocorrem.

Fique sempre atento aos sinais que o seu Pet dá, e diante de qualquer alteração no comportamento e na saúde do seu Pet, procure um Médico Veterinário Estimma.

A duração e os intervalos do cio em gatas muda de acordo com o ambiente em que ela vive, sendo assim bem diferente do período reprodutivo de outros animais.

Para que uma gatinha entre no cio, é necessário que hajam outros machos da sua espécie na região em que ela vive, e assim o seu organismo começa a se preparar para a reprodução. O período do cio pode variar de acordo com os estímulos ambientais, mas geralmente dura entre 5 e 20 dias, ou por mais tempo.

Dentre os indicativos de gravidez estão:

✔️Alteração no formato de mamilo;
✔️Aumento do abdômen;
✔️Aumento, falta, ou redução considerável de apetite;
✔️Mudança de comportamento;
✔️Cansaço extremo,
✔️Mal estar físico, entre outros.

Fique atento aos sinais que a sua cachorrinha dá, e ao identificar tais sinais, traga ela para o Hospital Estimma para que ela possa ser avaliada por um Médico Veterinário e receber assim todo o acompanhamento necessário durante a gestação.

A vacinação faz parte de um critério básico para que seu cãozinho possa frequentar locais públicos, pet shops, centro de estética animal (banho e tosa), bem como passear na rua e conviver com outros Pets em segurança.

O esquema vacinal também é de extrema importância pois proporciona bem estar e qualidade de vida aos cães. Antes do seu cãozinho ser vacinado, é importante que ele passe por uma avaliação do Médico Veterinário, para verificar o seu estado clínico.  O filhote poderá ser vacinado somente se estiver saudável e vermifugado.

Quando o esquema vacinal deve ter início?
Primeira dose: Filhotes saudáveis e vermifugados podem receber entre os 45 e 60 dias de vida, a primeira dose da vacina polivalente, mais conhecida como V10.
Tal vacina possui 10 antígenos que protegem seu peludinho das principais doenças que acometem os cães. Entre elas estão:

✔️Cinomose
✔️Parvovirose
✔️Coronavirose
✔️Adenovirose
✔️Parainfluenza
✔️Hepatite Infecciosa Canina
✔️e 4 tipos de Leptospirose (totalizando 10 diferentes tipos de antígenos, por isso se chama V10)

Segunda dose: Após 21 dias da primeira dose, aplica-se a segunda dose da vacina polivalente (V10).

Terceira dose: Após 21 dias da segunda dose, aplica-se a terceira dose da polivalente (V10).

Quarta e última dose: Poderá ser determinado pelo Médico Veterinário, uma quarta e última dose da vacina polivalente (V10), que deverá ser aplicada após 21 dias da terceira dose.

Com 5 meses de idade, o filhote poderá tomar a vacina Antirrábica, sendo somente 1 dose única da aplicação dessa vacina. Tal vacina é obrigatória e irá proteger o seu cãozinho de uma doença fatal: a Raiva. Tal doença acomete cães, gatos (e até mesmo pessoas).

Após 21 dias da aplicação da última dose da vacina Polivalente e Antirrábica é que o seu cãozinho estará apto para frequentar lugares públicos, passear na rua, e ter contato com outros animais em segurança.

Existem outras vacinas que podem ser aplicadas durante esse esquema vacinal. Entre elas estão:

✔️Vacina contra a Tosse dos Canis, que protege contra a Bordetella bronchiseptica (“gripe”);
✔️Vacina contra Giardíase Canina (giárdia);
✔️Vacina contra Leishmaniose.

Consulte um Médico Veterinário Estimma para verificar qual destas vacinas complementares são indicadas.

Reforço anual: Este deve ser realizado após 1 ano da última dose.
Por exemplo: Se o seu cãozinho recebeu a vacina polivalente (V10), antirrábica e Giárdia, após 1 ano ele deverá receber uma dose única de cada uma destas vacinas novamente, e assim subsequentemente nos próximos anos.

Reações da vacina
Algumas reações são comuns após a aplicação das vacinas. Entre elas estão:

✔️Edema (inchaço) na região onde foi aplicada a vacina;
✔️Prostração (seu cãozinho poderá ficar desanimado);
✔️Febre.

Esses efeitos devem passar em um período de 24 horas, mas se persistirem os sintomas procure um Médico Veterinário Estimma.

A vacinação faz parte de um critério básico para que seu gatinho possa frequentar locais públicos, parques, passear na rua, e conviver com outros Pets em segurança.

O esquema vacinal também é de extrema importância pois proporciona bem estar e qualidade de vida aos gatos. Antes do seu gatinho ser vacinado, é importante que ele passe por uma avaliação do Médico Veterinário, para verificar o seu estado clínico. O filhote poderá ser vacinado somente se estiver saudável e vermifugado.

Quando o esquema vacinal deve ter início?
Primeira dose: Filhotes saudáveis e vermifugados podem receber entre os 45 e 60 dias de vida, a primeira dose da vacina Quádrupla Felina. Tal vacina irá proteger o seu gatinho contra quatro vírus de doenças que acometem os felinos e podem ser fatais, entre elas:

✔️️Clamidiose felina
✔️️Calicivirose felina
✔️️Panleucopenia felina
✔️️Rinotraqueite felina

Há também a vacina Quíntupla Felina, que protege o gatinho de todas essas doenças e inclui a imunização contra a ✔️FELV (leucemia felina).
Converse com o Médico Veterinário Estimma para que ele possa indicar o melhor tipo de vacina para o seu felino.

Segunda dose: Após 21 dias da primeira dose, aplica-se a segunda dose da vacina quádrupla ou quíntupla felina.

Terceira dose: Após 21 dias da segunda dose, aplica-se a terceira dose da vacina quádrupla ou quíntupla felina.

Quarta e última dose: Poderá ser determinado pelo Médico Veterinário, uma quarta e última dose da vacina quádrupla ou quíntupla felina, que deverá ser aplicada após 21 dias da terceira dose.

Com 5 meses de idade, o filhote poderá tomar a vacina Antirrábica, sendo somente 1 dose única da aplicação dessa vacina.
Tal vacina é obrigatória e irá proteger o seu gatinho de uma doença fatal: a Raiva.
Tal doença acomete cães, gatos (e até mesmo pessoas).

Após 21 dias da aplicação da última dose da vacina da vacina quádrupla (ou quíntupla felina) e antirrábica é que o seu gatinho estará apto para frequentar lugares públicos, passear na rua, e ter contato com outros Pets em segurança.

Reforço anual: Este deve ser realizado após 1 ano da última dose. Por exemplo: Se o seu gatinho recebeu a vacina quadrupla felina e antirrábica, após 1 ano ele deverá receber uma dose única de cada uma destas vacinas novamente, e assim subsequentemente nos próximos anos.

Reações da vacina
Algumas reações são comuns após a aplicação das vacinas. Entre elas estão:

✔️Edema (inchaço) na região onde foi aplicada a vacina;
✔️Prostração (seu cãozinho poderá ficar desanimado);
✔️Febre.

Esses efeitos devem passar em um período de 24 horas, mas se persistirem os sintomas, procure o Médico Veterinário Estimma.

O tempo de gestação varia entre 59 e pode chegar a 64 dias.

Queda de pelos é muito comum nos Pets e isso varia de acordo com a raça, a fase em que ele está, e a época do ano.

Em alguns períodos é normal que ocorra uma perda de pelos mais acentuada. Com relação as estações do ano, por exemplo, são mais comuns que essa perda de pelos ocorra entre o Outono e o Inverno, que é quando há uma adaptação em seus pelos para a chegada do verão. Mas atenção: se o seu Pet está perdendo pelos em períodos muito longos e em uma quantidade além do normal, algum problema pode estar acontecendo.

Algumas questões que podem contribuir para essa queda de pelos em excesso são:⠀

✔️Parasitas (como pulgas);
✔️Alimentação inadequada ;⠀
✔️Alergia alimentar;
✔️Tratamento com medicamentos que podem ocasionar a queda;⠀
✔️Gravidez;⠀
✔️Queimaduras de Sol;⠀
✔️Doenças nos rins, fígado, tireoide, e outras patologias mais graves.

Fique atento e se necessário, traga o seu Peludo para ser avaliado por um Médico Veterinário Estimma.

A torção ou dilatação gástrica geralmente ocorre devido ao manejo nutricional não adequado, como uma alimentação feita de maneira errada, exagerada; ou por causa da realização de atividades físicas com o estômago cheio. ⠀⠀⠀

O que podemos fazer para evitar? ⠀⠀⠀

✔️Alimentar os cães de 3 a 4 vezes ao dia com pequenas porções, fracionando a quantidade diária, e nunca oferecer uma única refeição;
✔️Sempre com ração de boa qualidade ou alimentação natural prescrita por um veterinário especialista em nutrição;
✔️Após as refeições evitar brincar com o pet ou deixá-lo solto no quintal, ele precisa fazer a digestão sem praticar qualquer exercício.⠀⠀⠀

Como identificar em casa se seu cão desenvolveu dilatação ou torção gástrica? Para isso, você precisa primeiro observar e conhecer como é o abdômen dele normalmente. Se notar os seguintes sinais clínicos:⠀⠀

✔️Aumento repentino do tamanho do abdômen (principal sinal);
✔️Salivação excessiva com dificuldade respiratória;
✔️Mucosa da gengiva pálida;
✔️Apatia e dor, corra com ele a um pronto atendimento, pois somente o Médico Veterinario estará apto a tomar medidas para tirá-lo desta condição de emergência.

Texto redigido por: Dra. Carolina Gonçalves Dias Lima- CRMV 20535

Quer agendar um horário para o seu pet?

Entre em contato conosco!

Porque estimar é o Bicho!

Horários de Atendimento:

Hospital: 24 Horas

Banho e Tosa: Seg. a Sáb. 8:00-17:00 h;
Feriados 8:00-15:00 h

Pet Shop: Seg. a Sáb. 8:00-20:00 h;
Feriados 8:00-17:00 h

Day Care Educativo & Hospedagem: Seg. a Sex. 9:00-17:00 h

Horários de Atendimento:

Hospital:
24 Horas
Banho e Tosa:
Seg. a Sáb. 8:00-17:00 h
Feriados 8:00-15:00
Pet Shop:
Seg. a Sáb. 8:00-20:00 h;
Feriados 8:00-17:00 h
Day Care & Hospedagem:
Seg. a Sex. 9:00-17:00 h

Siga-nos:

Porque estimar é o Bicho!
ESTIMMA · 2020 © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: MarketVet

Selecione um de nossos Setores:

HOSPITAL

(Atendimento WhatsApp 24 horas)

BANHO E TOSA

(Atendimento WhatsApp 08:00-17:00 de Segunda à Sábado.)
Feriados das 08:00-15:00)

PET SHOP

(Atendimento WhatsApp 08:00-20:00 de Segunda à Sábado.
Feriados das 08:00-17:00)

DAY CARE EDUCATIVO & HOSPEDAGEM

(Atendimento WhatsApp 07:30-18:30 de Segunda à Sábado.)

Selecione um de nossos Setores:

HOSPITAL

(Atendimento WhatsApp 24 horas)

BANHO E TOSA

(Atendimento WhatsApp 08:00-17:00 de Segunda à Sábado.)
Feriados das 08:00-15:00)

PET SHOP

(Atendimento WhatsApp 08:00-20:00 de Segunda à Sábado.
Feriados das 08:00-17:00)

DAY CARE EDUCATIVO & HOSPEDAGEM

(Atendimento WhatsApp 07:30-18:30 de Segunda à Sábado.)